Colocar a leitura em dia mesmo estando ocupado

fevereiro 27, 2018
fonte:pinterest

A rotina do dia a dia tem-vos tirado o tempo para a leitura? Por vezes queremos muito ler um livro mas com a cabeça à roda e sempre em correrias acabamos por desistir ou deixá-lo a meio. Nada que não se resolva. Vou relembrar-vos dos pequenos break times que temos ao longo do dia e que passam por nós sem darmos por eles e de como podemos fazer para criar hábitos que vos ajudem a reservar um tempo para ler. 


Estabelece metas de leitura
Procura estabelecer uma meta de leitura. Ao pegar num livro, podes anotar quantas páginas desejas ler num determinado dia. Além disso, caso estejas muito ocupado, é mais fácil ler um livro com menos páginas rapidamente. Podes desafiar-te a ler um livro por mês, ou de três em três meses. A escolha é tua, dependendo da tua disponibilidade e força de vontade.

Lê antes de dormir
Além de ser uma ótima atividade para relaxar, ler antes de dormir pode ajudar a adormecer mais facilmente. Um pouco antes de te deitares, procura reservar um tempo para a leitura. Isso pode fazer com que te levantes mais bem disposto no dia seguinte. Já deves ter ouvido dizer que devíamos deixar as tecnologias de lado 2horas antes de dormir, eis uma oportunidade para colocares a tua leitura noturna em prática - só não te esqueças de que tens que descansar, e não convém leres até às tantas se no dia a seguir tens que te levantar cedo. 

Lê durante a manhã
Também é possível aproveitar a rotina da manhã para colocar a leitura em dia e, para mim, foi a que mais me ajudou a voltar a ter a leitura em dia. Podes pegar um livro e lê-lo enquanto estiveres dentro do autocarro, do metro, do comboio enquanto estamos a caminho do trabalho ou da faculdade, esse tempo é tempo morto, em que costumamos estar a olhar pela janela ou ao telemóvel. Também há quem acorde mais cedo, caso não dê jeito durante a semana então durante o fim de semana, para ler, é uma ótima maneira de começar o dia e verás que depois do teu momento de paz e sossego matinal vais encarar melhor o dia.

Utiliza a tecnologia a teu favor
Embora não concorde totalmente com isto, porque um livro será sempre um objeto que não se pode substituir, o seu cheiro, a textura das páginas, dão à leitura outra dimensão, mas enfim, reconheço que é melhor para o ambiente e para quem carrega os livros atrás. Aparelhos como smartphones também podem ser grandes aliados da leitura. Através de aplicações como o Kindle, por exemplo, podes ter acesso a diversos livros digitais e lê-los a caminho do trabalho ou da faculdade. Isso pode ser muito útil para diminuir o peso na mochila.


Boas leituras!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.