Criar novos hábitos em 2018

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O ano novo chegou (já faz algum tempo, eu sei) e com ele uma vasta lista de resoluções. O importante é aproveitar esta força de vontade que nos invade o espírito na noite de dia 31, e que se vai desvanecendo com o passar dos meses - às vezes nem é preciso tanto tempo. 

Que tal experimentar algo diferente? Ao invés de promessas, novos hábitos. Coisas simples e fáceis, que praticadas todos os dias tornam-se novos (e saudáveis!) hábitos.

Do que nos esquecemos é de fazer as resoluções todos os dias da nossa vida, e assim fica muito mais fácil de manter a força de vontade. Se dermos pequenos passos rumo aos nossos objetivos, estamos a ser encorajados diariamente para continuar em frente. O mal é começar. 

Tudo na vida é um hábito - sempre ouvi dizer. 

Antes de mais nada, é melhor tentar uma coisa de cada vez. Comecemos com coisas simples, como comer fruta ao pequeno-almoço ou beber mais água, e daí vamos adicionando hábitos novos e mais complexos depois. O importante é não perder o ânimo, e entender que os hábitos vão-se construindo de dia para dia. Será mais fácil se encararmos as coisas como uma das melhores partes do dia, aquilo que fazemos para que nos sintamos bem e melhor. 



Cá vai uma lista de hábitos saudáveis e que nos fazem sentir melhor com nós próprios, é claro que cada um terá a sua lista de hábitos adequada à sua maneira de ver as coisas.



fonte:pinterest

1- Alimentação 

Se queremos fazer uma grande mudança na qualidade de vida precisamos de começar pela alimentação. Nós realmente somos o que comemos diariamente. Os nutrientes e vitaminas ditam quem somos, fisicamente e também mentalmente. A saúde é reflexo do que comemos e até mesmo do nosso humor. Não adianta querer uma mudança radical se continuarmos a insistir em comer alimentos industrializados e fast-food todos os dias da semana. Não existe muito segredo, o nosso corpo precisa de alimentos de saudáveis, de coisas naturais. Escutem o vosso corpo. Se lhes dermos os nutrientes necessários conseguimos ver grandes diferenças.


fonte:pinterest

2- Exercício físico

O segundo milagre que todos esperamos: livrarmo-nos da necessidade de fazer exercício - mas podem desistir porque isso nunca vai acontecer. O corpo humano existe para se movimentar e mais cedo ou mais tarde sentiremos essa necessidade. Não precisam ser um às do ginásio ou aquela rapariga fitness das redes sociais, mas procurem um exercício que seja agradável e comecem aos poucos, algo que vos dê prazer e bem estar. Até pode ser um passeio ao quarteirão ou até ao parque mais próximo, já é um começo. 


fonte:pinterest

3- Julgamentos 

Um grande desafio para a maioria das pessoas: aprender a não julgar o próximo. Mesmo que não dermos conta, costumamos fazer isso várias vezes. Em 2018 é uma altura para realmente parar com este mau hábito que nos distancia e nos torna pessoas mesquinhas e aprender a não fazer julgamentos desnecessários e, na maioria das vezes, sem razão ou fundamentos. Deixem que as pessoas sejam livres e façam as suas escolhas. 




fonte:pinterest

4- Organização 

Esta provavelmente faz parte da lista de resoluções de ano novo da maioria das pessoas, e também pode fazer parte da vossa. Aprendam a ser mais organizados e deixem de acumular tarefas. De tempos em tempos limpem os armários e gavetas. Quanto mais coisas inúteis nós acumulamos, mais a organização fica comprometida. Peçam ajuda, leiam livros sobre o assunto e procurem dicas na Internet, mas organizem-se! Garanto que a vida melhorará nos mais diversos meios.



fonte:pinterest

5- Espiritualidade 

Não confundam espiritualidade com religiosidade. Podem até serem ateus e procurar a espiritualidade. Vão em busca das vossas energias e de vossas vontades mais profundas, primitivas e sinceras. Façam o que vos deixa em conexão direta com o vosso eu interior. Entendam que o mundo é um só e é preciso saber conectar-se com as boas vibrações e com as pessoas em redor. Que tal incorporar a prática da meditação no seu dia a dia, experimentem! (Porque não?)




fonte:pinterest

6- Aprender constantemente 

Muitos de nós terminam a faculdade e deixam de estudar. Se este é o caso, é hora de mudar isso! Em 2018 comprometam-se a fazer cursos, formações ou workshops sobre qualquer coisa que desperte o vosso interesse. Desde cursos que ajudem no trabalho, que desenvolvam e que nos façam evoluir como ser humano até mesmo cursos completamente aleatórios de assuntos que gostamos. Uma pessoa inteligente é aquela que nunca deixa de estudar, afinal, conhecimento nunca é demais.





fonte:pinterest

7- Leitura 

Complementando o tópico acima, usem 2018 para colocarem toda a leitura em dia. Caso não tenham o hábito de ler, é hora de o adquirir! Se não se conseguem organizar, é hora de se esforçar para isso. Estabeleçam uma meta de leitura: 12 livros durante o ano, um por mês. É uma meta possível e estimulante, não é?




fonte:pinterest

8- Organização do tempo 

Uma das principais lamentações de todos é a falta de tempo. Pois em 2018 é hora de aprender a organizar melhor as horas e conseguir encaixar todas as tarefas sem nos sobrecarregarmos demais. Acreditem, é possível, basta querer. Não deixar as coisas para a última hora é uma resolução simples e uma solução para muito desse drama de não ter tempo para nada. Fazer um esquema com todas as tarefas do dia ou da semana também pode ajudar nessa organização. O importante é parar de culpar o tempo pelas nossas faltas.




fonte:pinterest

9- Descanso 

Este tópico é quase um presente de mão beijada, mas sei que é uma verdadeira dificuldade para muitos. Descansar não é um luxo e deve fazer parte da nossa rotina. Ter a sabedoria de não se sobrecarregar demais e ouvir o corpo e a mente quando eles nos pedem descanso é essencial. É quando descansamos que conseguimos ter grandes ideias e garantir uma boa dose de energia para a próxima batalha. Aprendam que o lazer e o descanso fazem parte de qualquer rotina das pessoas bem-sucedidas. 

Vejam algumas dicas neste post.




fonte:pinterest

10- Desafios 

Ah... a velha frase a vida acontece fora da zona de conforto. Aprendam a viver com mais emoção e desafiem-se constantemente. Experimentem coisas novas, descubram novos lugares e façam novas amizades. Descubram o prazer no novo. O importante é jamais nos acomodarmos!


Bom ano!



Join the conversation!

Instagram

© Joana Rito | O Blog. Design by FCD.