Rodeado de tralha? Tens que ler isto!

quarta-feira, 14 de março de 2018

jockum nordstrom


Este artigo tem muito a ver comigo. O meu estado de espírito em dias mais ocupados e stressantes revelam-se na tralha que vou deixando acumular na secretária, ou naquela cadeira onde gostamos de ir fazendo montanhas de roupa. Eu sou o tipo de pessoa que guarda caixas, caixinhas, caixotes e afins porque um dia vai dar jeito. Mas não consigo estar assim durante muito tempo, acabo por acordar mais cedo ou deixar de fazer outras coisas para arrumar o meu quarto. No entanto, há pessoas que fazem isto regularmente e vão deixando passar até se tornar numa situação catastrófica onde não encontram vontade para se organizar no meio daquela tralha toda. E isto, tem consequência no nosso dia a dia e no nosso estado de espírito. 

Viver rodeado de tralha pode ter consequências como:

Sem energia
Ter o nosso espaço atulhado de coisas, muitas delas desnecessárias, realmente deixa-nos cansados e desmotivados, vamos ficando cada vez mais desleixados, e não é só em casa, é também em relação à nossa vida fora dela.

Altera a vida social
Quem é que não gosta de receber a família e amigos? Jantaradas lá em casa e conversas que perduram até de madrugada fazem bem de vez em quando. Mas e se tivermos a casa numa lástima, como é que fazemos? Ficamos envergonhados por termos a casa tão desarrumada que evitamos receber visitas. Ainda achas que a desorganização não tem poder sobre a nossa vida?

Contribui para a procrastinação
Não queiram isto. A tralha ajuda-nos a ficar sem foco e motivação para os nossos objetivos, pois o ambiente em redor não sugere nada a não ser confusão, e é isso que vos está a refletir. A energia estagnada puxa-nos para baixo e faz-nos sentir sem esperança.

Causa discussões 
Ter o nosso cantinho numa barafunda não nos faz muito felizes assim que chegamos a casa ou quando temos que desviar vai-se lá saber o quê para ter um espaço para ler ou para fazer algo mais. O facto de não estarmos à vontade vai afetando o nosso humor, e isto dá origens a discussões que podem ser evitadas, tanto em casa como no dia a dia fora dela.




Tudo isto para vos dizer que não precisam ser uns doidos pelas limpezas, mas de vez em quando convém ir arrumando isto e aquilo. O ideal seria adotarmos o hábito de arrumar assim que usamos alguma coisa, e não "deixar ali para mais tarde". Todos nós gostamos de ter o nosso refúgio arrumado, limpo e organizado, traz-nos bem estar e segurança, afinal, é em casa que queremos estar depois de um dia em cheio, e não um lugar de onde queremos fugir porque está uma confusão e temos um montão de coisas para fazer - tanto que depois não fazemos. Não é nada de muito complicado, e podemos resolver muitas questões que pensamos não ter solução. O ambiente em casa tem um grande peso sobre nós. 


Join the conversation!

  1. Concordo tanto! Se há coisa que detesto é acumular tralhas!

    Claudia - Mulher XL - www.mulherxl.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei do teu post mas ia sugerir-te que aumentasses um bocadinho o tamanho da letra, para tornar a leitura mais fácil e prazeirosa :)

    triptofano.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar

Instagram

© Joana Rito | O Blog. Design by FCD.