Tu podes melhorar o teu dia a dia

quarta-feira, 21 de março de 2018

Um café com bastante leite


A nossa vida resulta, muitas vezes, na maneira como encaramos as situações. E se vos disser que, dependendo do modo como vocês encararem os dias, o quotidiano muda (e muito!) de forma a que criemos hábitos que melhorem os nossos dias?

Todos os dias podem parecer iguais, a rotina dá cabo de nós. Somos engolidos pelo trabalho e pelos imprevistos da nossa vida pessoal. Por vezes não sabemos separar as águas e mistura-se tudo, criando uma tempestade - que podemos evitar. Está na hora de parar e repensar nos nossos hábitos diários.








Meditar
- Acreditem, há diversas maneiras -

Uma sessão de meditação assim que começamos o dia ajuda-nos a encarar os obstáculos que nos esperam de uma forma mais calma e serena. Sim, a meditação matinal pode trazer benefícios como a redução do stress, o melhoramento das nossas relações para com os outros, o aumento de criatividade e bom humor. Mas não pensem que agora vão ter que estar sentados com as pernas à chinês e com os indicadores e polegares colados, enquanto pronunciam um zumbido que a vocês não vos diz nada. Há mais formas, se a meditação tradicional não for a correta para vocês, de nos afastarmos do mundo. Há quem simplesmente oiça música para desanuviar, outros vão correr pelo parque antes de ir trabalhar, não só para se manterem em forma, mas porque também é uma das maneiras de pensarem na vida e de limparem a mente. Tudo depende do que vos deixa em paz e do que vos faz sentir bem.



Café

Vários estudos chegam à mesma conclusão: o café faz bem. Estimula o corpo e a mente e tem a capacidade de aumentar a concentração. O elemento que marca o início do dia, o seu aroma só nos lembra as manhãs e o momento de calma e tranquilidade que nos proporciona. Mas, tudo o que é demais, faz mal - não abusem nas chávenas de café, senão correm o risco de ficarem dependentes da cafeína, ok?



Comer melhor

Nós somos o que comemos. Já ouviram isto em algum lado? A nossa dieta - e com isto quero dizer o que ingerimos diariamente - reflete o nosso desempenho físico e psicológico, a energia que precisamos para enfrentar os dias, o modo como encaramos a rotina. Ter uma alimentação equilibrada e variada - comam de tudo, dos chocolates aos brócolos - faz a diferença. Passem por um mercado ou supermercado biológico e apostem em alimentos naturais e ricos nas vitaminas e proteínas que precisamos diariamente. Está na hora de nos preocuparmos no facto de maior parte dos alimentos virem para a nossa casa processados e cheiinhos de químicos, não acham?



Hora de almoço
- fora do trabalho - 

Almoçar a correr para acabar as tarefas pendentes e fazer o mais possível? Onde fica aquela hora de ouro onde fazem uma pausa preciosa e vão encher o bandulho depois de uma manhã agarrados ao trabalho? Não deixem que nada vos tire a "meditação" (com o significado que referi acima) à hora de almoço. O ideal seria saírem do ambiente de trabalho, irem dar um passeio, talvez comer fora uma vez ou outra, ou apenas ir beber café à esplanada. 


Exercício

O exercício físico dá-nos energia - ao contrário do que vocês podem ter pensado. Deixamos de estar tão expostos à procrastinação e ao stress, despertamos e encaramos os dias de uma maneira muito mais ativa. Não pensem que, se começarem a fazer exercício, vão ficar muito mais cansados do que já andam. Experimentem e vão ver que se sentem muito mais ativos e enérgicos ao longo do dia, e que na hora de dormir, descansam muito melhor.


Join the conversation!

  1. Normalmente quando bebo café e falo com quem mais gosto, o meu dia acaba sempre bem. Acho que é mais uma perspectiva. Todos os dias podem ser bons se agradecermos por mais um dia, por podermos apreciar mais um dia neste mundo que na maioria das vezes é maravilhoso, e acima de tudo é isso. Adorava começar a meditar pois sou um tanto apressada e stressada. Necessito mesmo muito. Não conhecia o teu cantinho mas fiquei a gostar. Irei adicionar à minha lista de leituras. Beijinhos <3

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  2. Olá Carolina! Fico feliz por teres gostado deste cantinho e por te identificares com pequenos textos como este! É bom saber que há pessoas que apreciam as pequenas coisas. Vou espreitar o teu blog, beijinhos ❤

    ResponderEliminar
  3. Eu sou sincera, neste momento ando numa fase em que sibto consumida por tudo o que me rodeia.... Acho que estou a precisar de férias e de "recalcular". As minhas caminhadas ajudam-me imenso ao som,da minha música, todos dizem que sou doida por as 7 da manhã fazer isto, mas é o meu momento! Urgentemente preciso de volta a faze-lo. Voltar a escrever no meu blog também me dá prazer, entre outras pequenas coisas, as tais que fazem a vida valer a pena!!
    Beijinhos

    Sandra C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É doido quem não faz todos os dias qualquer coisa que lhe faça bem! E se para as pessoas de hoje em dia ser-se doido é fazer o que nos apetece quando nos apetecer, então sê doida com orgulho. Daríamos em doidos se não obtivéssemos prazer na vida, não achas? Beijo!

      Eliminar

Instagram

© Joana Rito | O Blog. Design by FCD.