O significado de uma máquina fotográfica na mão

abril 04, 2018
Ultimate Life Audit - Printable Planner Organiser Workbook Challenges.   https://www.ichallengeyouprintables.com/ Pinterest: Ana Paula Manzo

Hoje em dia a área da fotografia tem-se vindo a banalizar, com a recorrente evolução da tecnologia tornou-se mais fácil e ao alcance de todos tirar fotografias de alta qualidade. Mas já dizia a frase "just because you have a camera doesn't mean you are a photographer" (lá por teres uma máquina fotográfica não quer dizer que és fotógrafo) - não podia concordar mais com isto.

Acredito que ter uma máquina fotográfica na mão e poder olhar por um espacinho que nos faz ver as coisas de outra maneira tem mais do que se lhe diga. Aquele pequeno objeto é como se nos desse o poder de ver o que mais ninguém repara - é como se nos atribuísse um poder que só temos quando o seguramos e espreitamos através da lente.

No entanto, já perdi a conta de perfis destinados à partilha de fotografias consideradas de alto calibre profissional - a questão aqui é, o que realmente é a fotografia para certas pessoas. É tudo muito bonito querer partilhar, mas o que é que as coisas ou momentos que com o click da máquina fazemos parar no tempo significam para nós? É para isso que as imobilizamos, certo? Porque mexe connosco, caso contrário andaríamos com coisas desnecessárias no bolso do peito, não acham? 

O que quero dizer é que a fotografia, sendo considerada arte, deve ser preservada de modo a que seja uma extensão de nós próprios, da nossa visão para com o mundo - e não algo que faço por ser tendência e para me inserir neste círculo de fotógrafos de fim de semana. Tal como todas as artes, ela é um meio de expressão levada a cabo para fazer sentir. É essa a essência de todas as artes. Fazer sentir. E se a fotografia não te fizer sentir, então não faz sentido. 

12 comentários:

  1. Concordo plenamente! Eu adoro tirar fotos, mas ainda estou MUITO no início. Mas adoro conseguir captar certas perspetivas e ângulos de algo que gosto mesmo. Capturar pormenores que se calhar no dia-a-dia ninguém iria reparar!

    Um beijinho*
    https://healthyfoodandme.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde que te dê prazer, não importa se somos muitos entendidos na matéria ou não, desde que não usemos as coisas em vão.
      Um beijinho ❤

      Eliminar
  2. Concordo plenamente com o que falaste. Há muitas pessoas que só por ter uma câmara acham-se fotógrafos profissionais, quando não o são sequer. Há que ter mais consciência. E sim, devemos tirar fotografias aos momentos que gostaríamos de lembrar mais tarde. Tirei umas quantas (quase 200) nos 3 dias de Mini-férias que tive para poder fazer um álbum na Saal Digital. Agora quero colocar todas as minhas fotografias em papel e nada melhor do que um álbum para isso. Adorei a tua reflexão, como sempre. Beijinhos minha querida <3

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô! Gosto sempre das tuas visitas por aqui ❤ como disse, a fotografia é para fazer sentir, e se te faz sentir então faz sentido!

      Um beijinho ❤

      Eliminar
  3. Partilhamos as saudades pelo Gente Sentada e eu que não conhecia o teu cantinho, decidi espreitar. Posso ser mais gente sentada deste lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Mas não há canto que se assemelhe ao Gente Sentada ❤

      Eliminar
  4. Concordo mesmo com este teu texto!
    Tiro muitas fotografias com o meu telemóvel e por vezes com uma câmara do meu irmão. Mas adoro captar certos momentos, lugares ou pequenas coisas que significam muito para mim. Outra coisa que dou imenso valor é à revelação das fotografias. Adoro, algumas vezes por ano, fazer uma selecção das que quero de facto ter comigo, em papel. Para mim faz sentido :)
    Beijinhos*
    Carolina do Bem-Me-Quer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina! É... A fotografia no álbum por vezes faz muito mais sentido, e sabe-nos a nostalgia boa, é tão diferente de ver uma memória no computador ou telemóvel...

      Eliminar
  5. Olá tudo bem? Concordo plenamente contigo...
    Eu adoro tirar fotografias quando tem sentido especial para mim ..

    Um beijinho

    https://meanddiamonddot.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. O meu gosto por fotografia tem vindo a crescer cada vez mais.
    Já tinha uma polaroid - vamos conversar sobre as fotos lindas que estas meninas nos dão! - e no natal passado ofereceram-me a Canon que há tanto tempo pedia. Agora vejo tutoriais em todo lado para tirar as melhores fotos e até ando a considerar um curso de fotografia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi tal e qual o que aconteceu comigo! Só que eu já andava a ler livros de fotografia e a ponderar tirar o curso mesmo antes de ter alguma... Já vem de longe está curiosidade. E se o que pensas em fazer acreditas que te fará ter prazer, então faz!

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.