Porque devemos fazer caminhadas matinais

quarta-feira, 2 de maio de 2018


Pinterest: @adaglis/A R I

Dá uma preguiça levantar de manhã para ir fazer exercício não é? Seja para o que for, até. Estamos assoberbados de tarefas diárias que o mais pequeno pedaço que temos para descansar e dormir é precioso. Mas, isto traz outras vantagens: se caminharmos nem que seja 20 minutos pela manhã vamos sentir-nos mais ativos e essa preguiça vai começar a desaparecer aos poucos.

É ideal para as pessoas que não costumam fazer exercício e, nesta altura do ano, é a hora certa para começar - encaremos isto como umas voltas matinais para espairecer, algo que nos faz bem física e mentalmente. A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente, diminuindo a ansiedade e o stress, por exemplo. Já agora: lembram-se de melhor exercício para levar o vosso melhor amigo convosco? E, como se essa vantagem já não bastasse, são eles que também nos fazem diminuir a ansiedade e o stress. Então, os cães e as caminhadas, são dois aliados perfeitos! 


Caminhos...

Todos conhecem os benefícios da prática de desporto, de exercitar o corpo com alguma atividade para melhorar a saúde e cuidar do nosso peso. Ideal pela manhã ou à tarde, naquelas horas em que o sol não está muito forte e é agradável sair para a rua. Uma caminhada diária de 20 minutos é uma coisa muito fácil de fazer, seja sozinho ou na companhia de outra pessoa, ou do nosso cão. 

No entanto, nem sempre temos tempo, seja por causa do trabalho ou pelas obrigações diárias. Mas, e se vos dissesse que com somente uma caminhada de 20 minutos por dia podemos obter uma infinidade de benefícios? Na verdade, incluir na nossa rotina este exercício, proporcionará uma autêntica qualidade de vida, vou explicar o porquê:






Melhoras cognitivas


When you're on an adventure in a hat, recreate this picture. // Make it somewhere not local because that's lame.

Realizar uma caminhada diária de 20 minutos melhora as funções cognitivas. O cérebro fica oxigenado e relaxa, obtém novos estímulos, recebe um maior aporte sanguíneo e favorece a sintetização de endorfinas (as hormonas do bem estar).

Se o exercício for constante e diário, funções básicas como a atenção, a memória e o processamento da informação melhorarão notavelmente.

Saibam que, em certos momentos, caímos numa rígida rotina na qual a monotonia afeta o nosso rendimento e motivação. Algo tão simples como sair para caminhar coloca-nos em contacto com a natureza ou com a cidade, ativa o nosso coração e o nosso cérebro. Poucas coisas são tão gratificantes.






Um bom tratamento para a depressão

ve más allá de mi...

As pessoas que atravessam períodos de tristeza ou depressão tendem a preferir ambientes com baixa estimulação: pouca luz, pouco som e contacto social. Algo tão simples como sair para caminhar pode melhorar o ânimo e o contacto da pessoa com o mundo.

Andar, respirar profundamente e pôr o nosso coração a funcionar num ritmo equilibrado atua como relaxante para o cérebro. É precisamente neste estado de bem-estar que os nossos pensamentos começam a relacionarem-se. Vemos as coisas de outra maneira, de um modo menos negativo e onde os problemas já não parecem tão graves como eram antes.

Se adquirirmos o saudável costume de caminhar diariamente por 20 minutos, não somente estaremos a cuidar da nossa saúde, mas também estaremos a encher-nos de emoções positivas capazes de combater a depressão.






Um simples modo de cuidar do coração


These incredible old trees have me in complete awe

Uma caminhada diária de 20 minutos é a aliada perfeita para cuidar da saúde cardiovascular. Aumenta a força do nosso coração e sua capacidade para bombear o sangue.

As artérias tornam-se mais elásticas e podem dilatar-se muito melhor para permitir a circulação sanguínea.

Vocês sabiam que com esta simples caminhada diária combatemos a hipertensão arterial? Pois é, e não importa a idade: o quanto antes colocarmos isto em prática, poderá prevenir muitas dessas doenças que, em certos casos, são hereditárias.

Também previne a aparição da diabetes, já que melhora o nosso metabolismo e o nível de açúcar no sangue.





Outros benefícios

Melhora a circulação sanguínea
Diminui os riscos de problemas cardíacos
Melhora a ansiedade e o stress
Auxilia nas dietas de emagrecimento
Ajuda a tonificar e fortalecer os músculos
Reduz a pressão sanguínea e os níveis de colesterol no sangue
Evita o aparecimento da osteoporose
Combate a diabetes
Melhora o nível de condicionamento físico
Aumenta a imunidade do organismo
Redução do inchaço nas pernas e tornozelos
Prevenção da obesidade e ajuda a perder peso
Melhora a postura corporal





Nunca é tarde para começar. Não importa se não estiverem acostumados a fazer nenhum exercício: uma simples caminhada diária sempre é fácil de cumprir. Basta achar o momento, 20 minutos para nos desconectarmos de tudo e relaxar.

Usem um bom calçado que mantenham os pés firmes, vistam roupa confortável e levem água - hidratação é importante, ok?

O ideal seria fazer uns 2km diários. Se pouco a pouco forem aderindo a este hábito estão a cuidar da vossa saúde da maneira mais simples e agradável possível. Então, começamos hoje?

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  1. Não tenho o hábito de fazer isto, nem pela manhã nem pela tarde. Sei que deveria mas como chego a casa às 19:00 e saio 06:30 é me impossível. Vou sempre dormir pelas 00:00 e as 6:00 de sono que tenho são aproveitadas ao máximo. Mas gostaria de poder fazer em breve, quando o trabalho permitir. Adorei o post! Beijinhos

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    1. Olá Carolina! Também já tive essa rotina bem apertadinha onde, como refiro no inicio do post, todos os momentos são precisos para metermos o sono em dia - e é assim que deve ser. Talvez durante o fim de semana consigas, espero que um dia a tua rotina te permita tomar um pouco de ar e andar por aí, sabe bem e faz bem. Um beijinho ♥

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  2. Confesso que infelizmente não tenho o habito de caminhar todos os dias. No entanto, pelo menos 2x por semana faço questão de fazer uma boa e longa caminhada, continuando os restantes dias da semana a fazer exercícios físicos. A preguiça consegue ser sem duvida a pior inimiga. Adorei o post! Beijinhos

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  3. Admito que não sou muito fã de exercício. Mas adoro umas boas caminhadas, principalmente se estiver na minha aldeia, em contacto com a natureza. E sim, de manhã é sempre quando faz melhor. E no final do dia, também traz esses benefícios :)

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