Vitamina D, por favor!

maio 15, 2018
fonte:pinterest

Por vezes fica complicado apanhar sol, salvo algumas exceções, quando saímos, vamos à praia, etc. As vantagens de apanhar sol é desconhecida por muitos e conhecida por poucos. O sol pode prevenir muitas doenças e ajudar no tratamento de outras. Não vejam o sol apenas para apanhar um bronze de fazer inveja, nem para apanhar um escaldão que nunca mais se esquecem. Nós precisamos dele, na sua medida certa. Precisamos de vitamina D.

Desde algum tempo atrás, podemos ler nas notícias que o sol faz mal para a saúde, que provoca cancro, queima a pele e envelhece, mas esquecem-se de citar que a Vitamina D, um dos maiores protetores de pele contra várias doenças incluindo o cancro, é produzida pelos raios ultravioleta B (UVB) proveniente do Sol. O sol só é prejudicial quando em tempo demasiado ou com grande intensidade.

Tomar banhos de sol pode trazer muitos benefícios à saúde, se a exposição for de, pelo menos, 15 a 30 minutos por dia, antes das 10h da manhã e após as 16h, mas sem proteção solar. Isto porque, a exposição correta ao sol estimula a produção de vitamina D, que é essencial a diversas atividades do corpo, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar o bem estar.



Produção de vitamina D

A exposição ao sol é a principal forma de produção de vitamina D pelo corpo, que é essencial de várias maneiras
  • Aumenta os níveis de cálcio no organismo, o que é importante para o fortalecimento dos ossos e articulações;
  • Ajuda a prevenir a formação de doenças como osteoporose, doenças cardíacas, auto-imunes, diabetes e o câncer, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;
  • Previne doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, doença de crohn e esclerose múltipla, pois ajuda a regular a imunidade.
A produção de vitamina D pela exposição ao sol é maior e traz mais benefícios ao longo do tempo do que estarmos a tomar comprimidos. 


Diminui o risco de depressão
pinterest // lilyxritter

A exposição ao sol aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.
Além disso, a luz solar estimula a transformação da melatonina, a hormona produzida durante o sono, em serotonia, que é importante para o bom humor.


Melhora a qualidade do sono 
Flickr

A luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono, que é quando o corpo compreende que está na hora de dormir ou de ficar acordado, e evita episódios de insónia ou dificuldade de conseguirmos adormecer à noite. 


Protege o organismo contra doenças
" ᴮᴱ ᵞᴼᵁᴿˢᴱᴸᶠ "

A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando a formação e combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade.


Ficamos bronzeados


Apanhar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, que é a hormona que dá o tom mais escuro à pele, impede a absorção de mais raios UVB, protegendo o corpo contra os seus efeitos tóxicos.  
Para obter estes benefícios, não se deve tomar sol exageradamente, pois em excesso, o sol pode trazer consequências, como a desidratação. Além disso, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, é recomendado o uso de protetor solar.

10 comentários:

  1. Ai... Este post fez com que desejasse ainda mais o verão :p

    Que saudades de apanhar sol, de nao ter roupas e mais roupas....

    Adorei o post! Está super bonito e com informações bem importantes :)

    Um beijinho*
    https://www.healthyfoodandme.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita os bocadinhos que tens para te meteres ao sol, andamos com dias tão bonitos ♥

      Eliminar
  2. Concordo muito!! Não sei se é psicológico mas o meu humor fica sempre muito melhor depois de estar um bocadinho ao sol!
    Gostei muito!!

    Se tiveres curiosidade visita o meu blog https://arosasabetudo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Adoramos o post! O bom é que o bom tempo está a dar o ar da sua graça e daqui a nada podemos bronzear-nos à vontade. Beijinhos

    www.dezoito.pt

    ResponderEliminar
  4. Já ando inquieta para apanhar sol e ir à praia. Já não ponho os pés na praia ou piscina há 3 anos (imensoooo tempo). Preciso urgentemente de vitamina D e de tirar este ar de pálida (risos). Já tirei a vez a um Fantasma, visto que estou mais branca do que ele. Agora com festivais e tudo mais, ao sair de vestido, shorts ou saia, olham-me para as pernas e até fico envergonhada (risos). Adorei o post querida! beijinhos <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha, já somos duas! Parece que as pessoas mais brancas que as paredes não são feitas para andar pelas ruas com a pele ao léu, hum? Mas não temos que ter vergonha nenhuma, ok? Um beijinho Carolina! :)

      Eliminar
  5. Já podia vir para ficar o solzinho do bem :D :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito da publicação. Já sabia que uma exposição cuidadosa e diária era benéfica mas não sabia que era a tantas coisas!
    Um beijinho.

    O meu blogue, "Apenas Francisca": https://apenasfrancisca.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.